Por Webster Santos
Já existem inúmeras pesquisas que mostram como aprender a tocar um instrumento musical pode mudar para melhor a estrutura e função cerebral. Segundo a neuropsicóloga Catherine Loveday, da Universidade de Westminster, “tocar um instrumento musical estimula o cérebro de uma maneira poderosíssima, e isso se deve à nossa conexão emocional com a música”. A experiência de tocar um instrumento é muito rica e complexa, envolvendo a integração de funções sensoriais como a visão, audição, tato, em conjunto com os movimentos finos. Todo esse processo pode causar alterações cerebrais muito positivas.
E não termina por aí. Aprender a tocar um instrumento musical tem outros benefícios, como:
- Melhora das relações sociais. Estreita seus laços com outras pessoas;
- Fortalece a memória e melhora a capacidade de leitura;
- Tocar música te faz mais feliz;
- Melhora da habilidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo;
- Aumento do fluxo sanguíneo cerebral;
- Auxilia na reabilitação do cérebro que sofreu algum tipo de lesão;
- Diminui estresse e depressão;
- Fortalece as funções executivas do cérebro.
Seguindo a recomendação: 🎶🎶
Que delícia um vídeo assim… e que delícia essa voz e esse sorriso! A música é um elixir para todos os males, sem contra indicação! Adoroooo!
CurtirCurtir
A música é uma benção que pode transformar vidas, não é mesmo?
Agradeço demais pelo comentário e peço perdão pela demora em responder.
Abraços!
Ana Beatriz
CurtirCurtir
Oi Ana te admiro muito. A música realmente nos faz bem… e é bom te ouvir e te ver assim sorridente… esse ano não fiquei bem por causa do calor intenso que fez, fiz 3 sessões de pulso em novembro; e já estou me reerguendo novamente. Ana, o que vc faz pra aliviar o calor? Ah eu faço uma vez por semana a injeção; utilizo o avonex! Hj minha mãe apontava pra vc na novela e me cutucava dizendo: “ela faz todo dia e tem uma vida normal”, na hora me emocionei pq quando descobri, você estava fazendo rock story e eu nem sabia…. me emocionei quando ela falou pq as vezes a dor de ter a esclerose é maior do que a própria doença e por vezes eu não consigo me superar, a minha é mais leve e estou fazendo o possível para ficar bem por dentro e por fora – a gente caí e levanta muitas vezes rs ; Um abraço Ana! Quero muito te conhecer um dia.
CurtirCurtir
Que lindo toque Ana!!! 🎶🌹♥️
CurtirCurtir
Agradeço demais pelo carinho!
Peço perdão pela demora em responder.
Abraços!
Ana Beatriz
CurtirCurtir
Eu já havia lido várias matérias sobre esse tema e concordo plenamente que a música é muito importante no desenvolvimento do nosso cérebro.
Estudei piano e teoria musical durante 8 anos o que me permitiu a percepção deste fato
CurtirCurtir